Depois do F1 2010

O dia finalmente chegou! Após uma longa espera desde 2007, os fãs de automobilismo podem finalmente comemorar o lançamento de F1 2010, desenvolvido pela Codemasters.
Desde seu anúncio, F1 2010 vem gerando uma enorme expectativa por todos jogadores, carentes de um título que retratasse a emoção de uma das maiores modalidades esportivas no mundo, a Fórmula 1.

Tenho o privilégo de testar o jogo e trarei a seguir minhas impressões.

APRESENTAÇÃO_______________________________

F1 2010 é baseado na temporada atual da modalidade, trazendo todos 24 pilotos das 12 equipes oficiais que iniciaram a competição. Além disso, todos 19 circuitos, que figuram no calendário da F1, também estão presentes no jogo, reproduzidos de forma idêntica a realidade. Porém, a grande aposta da Codemasters para F1 2010 é o chamado “dynamic weather system”, ou sistema de clima dinâmico, que simula com perfeição as mudanças climáticas que ocorrem durante as corridas. É possível iniciar uma corrida com o tempo ensolarado e cruzar a linha de chegada debaixo de uma tempestade torrencial, sendo que neste período, podemos ver as poças de água se formando ao longo da pista. Realmente impressionate!

Iniciando o jogo, percebemos logo de cara uma semelhança dos menus com os de Dirt 2. Em F1 2010, o menu principal é baseado em seu motorhome, algo semelhante ao trailer presente em Dirt 2. Nele, você poderá acessar seus dados do modo carreira, verificar propostas de outras equipes e também checar a trajetória de todos 24 pilotos e as 12 equipes que fazem parte da temporada 2010 da Fórmula 1. Do lado de fora do motorhome, o jogador poderá acessar as opções do jogo e também selecionar corridas individuais e online. Abaixo listaremos os modos presentes no jogo:

  • Career: modo carreira. Crie seu piloto e inicie sua trajetória na Fórmula 1.
  • Grand Prix: dispute corridas individuais ou crie campeonatos customizados
  • Time Trial: faça o melhor tempo em um circuito para comparar com seus amigos ou outros corredores pelo mundo.
  • Online: disputas com corredores ao redor do mundo ou locais (LAN).

GRÁFICOS____________________________________

Desde os primeiros vídeos, contendo o gameplay de F1 2010, fiquei abismado com o nível gráfico obtido pela Codemasters. Felizmente, a surpresa não ficou apenas nos vídeos, pois os gráficos estão realmente fantásticos. Alguns serrilhados e outros detalhes não tiram o brilho do jogo. Os efeitos de chuva, dos carros, das pistas e dos cenários compõem um sistema gráfico muito eficiente e bonito, inclusive quando há muitos carros na tela. É muito prazeroso ver o sistema de clima dinâmico em ação, aliado ao motor gráfico, onde pode se perceber poças sendo formadas onde o asfalto é mais baixo quando a chuva aperta. O contrário também é válido, pois quando a chuva para, a pista aos poucos vai secando e formando um trilho seco, com o traçado dos pilotos.

Seria tudo perfeito se não fossem alguns detalhes, como por exemplo a baixa resolução dos reflexos dos retrovisores e alguns serrilhados na letras do jogo. Além disso, em corridas na chuva, o replay não reproduz o spray de água causado pelos outros carros, apenas o seu. Seria isso proposital?

 

 

 

 

SOM________________________________________

O ronco dos motores está muito próximo do real, que juntos com o barulho da torcida ambientam o jogador no cockpit de um carro de verdade. O único porém é que o som dos motores das 12 equipes é muito parecido um com o outro, ou seja, o barulho de um motor Ferrari é igual a de um Mercedez. Além disso, há a voz do engenheiro da sua equipe, que lhe orienta durante as corridas, porém em alguns momentos, sentia que a fala dos engenheiros era muito genérica.
Para as próximas edição de F1, espero que os engenheiros forneçam mais informações durante a corrida, como por exemplo a distância de seus adversários para o seu carro ou até mesmo um apanhado geral de como está a corrida.

TRILHA SONORA_______________________________

A trilha sonora poderia ser um pouco melhor, talvez uma diversidade maior de músicas ou até mesmo uma melhor seleção, com ritmos mais intensos, poderiam melhorar a experiência de assistir um replay ou navegar pelas opções do jogo.

JOGABILIDADE________________________________

Quando F1 2010 foi anunciado, muitos tentavam imaginar se a Codemasters seria capaz de criar um jogo que simulasse algo muito próximo da realidade, algo que outros jogos como Gran Turismo fazem com maestria. Pois bem, a resposta é positiva.

Pilotar um carro de F1 exige muita habilidade e atenção, fatores estes que precisam estar presentes quando estamos guiando um carro. Em F1 2010 a sensação de velocidade é absurda, me trazendo até fazer cara feia para contornar uma seguencia de curvas alucinantes. Para os pilotos mais experientes, o controle total do carro, sem nenhuma assistência, bem como o sistema completo de danos do carro, são um desafio do começo ao fim de cada corrida, visto que cada erro pode ser fatal. Para aqueles que necessitam de uma ajudinha, é possível ligar as assistência de freio, controle de tração e o trilho que indica o traçado ideal da pista.

F1 2010 no meu ver não é um jogo 100% simulador,contudo se a jogabilidade não chega a ser 100%, chega muito próximo.Outro fator importante é que seria muito complicado jogar no controle(jostik) a diferença para quem joga com volante é consideral. Mesmo com algumas assistência ligadas, qualquer movimento brusco pode fazer seu carro rodar na pista. Some isso ao fator chuva e ao ritmo alucinante das corridas e terá um carro que te desafiará a cada curva. a Codemasters procurou equilibrar um pouco a jogabilidade para não ficar muito difícil e restringir o seu público agradando Gregos e Troianos.

ONLINE______________________________________

Modo online que é fantástico. Nele, é possível criar salas privadas para jogar com amigos ou entrar em partidas públicas. Nas partidas privadas, o host tem o poder de definir quantas voltas a prova terá, bem como selecionar se a escolha das equipes será aleatória ou direta. Há também uma opção que define se os carros possuirão o mesmo rendimento ou se comportarão como na realidade, com carros mais rápidos como a RBR andando mais que a humilde Lotus. As salas tem a capacidade de abrigar até 12 jogadores simultâneos, o que pode ser considerado um número ideal para não comprometer o rendimento das partidas.

Os campeonatos, muitos tinham a dúvida se haveriam penalizações para aqueles que burlassem as regras do jogo ou atrapalhassem a corrida de outro jogador. Sim, há penalizações para os Dick Vigaristas de plantão. Em alguns casos a penalização pode ser até mesmo a bandeira preta, que significa desqualificação imediata da corrida. Ponto positivo para a Codemasters, que pensou num sistema que favorecesse o jogo limpo durante as corridas. Além disso, se você tiver o carro destruído por um espertinho, o jogo possui uma espécie de proteção, que recupera os danos do carro segundos após a batida, o que permite que o jogador volte a corrida sem sofrer as consequência do erro alheio.

Para finalizar, o modo online promete ser o ponto alto de F1 2010. Jogar com os amigos é emocionante e proporciona momentos pra lá de agradáveis.

DIVERSÃO____________________________________

F1 2010 promete horas de diversão. Além do modo carreira, as partidas online prometem entreter os jogadores por muito tempo. As corridas são muito intensas, com um ritmo muito alucinante e emocionantes do começo ao fim. O clima dinâmico permite reviravoltas nas corridas, o que as torna ainda mais disputadas.

Espero que a Codemasters não pare por aí e nos traga novidades num futuro próximo, como conteúdo extra pago ou grátis.

CONCLUSÃO__________________________________


A estréia da Codemasters no mundo da Fórmula 1 é ESPETACULAR. Não posso dizer que faltou capricho em nenhum quesito do jogo, talvez sim  citar pontos que poderiam acrescentar nas próximas edições do jogo. Um modo carreira mais completo, que insira mais os jogadores nas tomadas de decisão das equipes ou até mesmo mais modos de jogo completariam o que já está muito bom. Contudo, se você é amante do esporte e espera um jogo alucinante, não perca tempo e compre já seu F1 2010.

PONTOS POSITIVOS e NEGATIVOS

  • Sensação de velocidade
  • Gráficos
  • Jogabilidade precisa
  • Sistema dinâmico do clima
  • Sim, você pode “fechar” o Alonso 

  • Poucos modos de jogo
  • Modo carreira limitado

MINHA AVALIAÇÃO________________________________

Gráficos: 9.5
Som: 9.5
Jogabilidade: 9.5
Diversão: 10
Nota Final: 9.5

7 Respostas

  1. achei super real o game….
    mas infelizmente que vai curti-lo , são apenas meros fans de f1!

    primeiro porque tem que entender o jogo, ficar ligado quem esta e por tras… em primeiro… etc…..

    segundo se parar no box,… ja era….. perdeu!!!
    terceiro se não parar no box… ja era… perdeu tambem!!!

    rsrs

    fora isso , graficos excelentes e jogabilidade boa!!

  2. Bom,
    Um jogo não só para fãs mais para aqueles que curtem corrida de carros, até porque não tem concorrentes no mercado exeto GT5. Quem nunca sonhou em ser um A.Senna da vida?em relação a paradas no box, a Codmaster acabou de lançar uma DLC corrigindo alguns bugs do jogo:

    1. Save Corrompido – Alguns usuários estavam enfrentando problemas com o arquivo de dados do jogo, principalmente relacionados ao modo de Pesquisa e Desenvolvimento de carros do Practice Mode. Resolvido.

    2. Pilotos controlados pelo computador não fazem pit stop em corridas com pista seca e mais de 20% das voltas, onde realizar um pit stop é obrigatório. Resolvido.

    3. Jogadores ficam presos no Pit Stop muito tempo devido o tráfego de carros no Pit Lane (Alguns Pits com mais de 25 segundos de espera). Resolvido.

    4. Pneus furando contantemente. Resolvido.

    5. Piloto ao entrar nos boxes não realiza troca de pneus. Resolvido.

    6. Atualização da estratégia de corrida automaticamente – Selecionando um tipo de pneu de seco fará que o outro tipo de pneu seja preparado para os boxes, evitando que a equipe troque o seu jogo de pneus por outro igual. Resolvido.

    7. Tempo na primeira volta com problemas. Resolvido.

    8. Mudanças OSD – O jogo exibia a diferença de tempo em cada parte do circuito em relação ao lider e não a diferença total. Com o patch agora será possível ver a diferença total para o líder e os demais pilotos. Resolvido.

    9. Novos volantes agora serão suportados pelo jogo: Thrustmaster Ferrari F430 Force Feedback, Thrustmaster Ferrari GT Experience , Thrustmaster RGT Force Feedback Pro Clutch, Fanatec Porsche 911 Turbo S & GT3 RS2.Resolvido.

    10. Melhoras em corridas com chuva – Rebalanciamento gráfico e efeitos de direção em corridas com chuva. A principal mudança será o traçado dos carros mais evidente. Resolvido.

    Vinas agora não tem desculpa, põe a mão no volante e cai dentro…

  3. rsrs

    porra… sei la cara, eu não sou chegado em realismo em corrida não!

    prova disso , eu amo grid e detesto forza!

    mas eu fui acostumado a jogar aqueles games de f1 do mega, psone , e N64! um deles eu era vicio, super monaco Gp! lembra?? entao e brabo encarar um game assim tão real!!!

  4. pessoal estou jogando F1 no meu pc mas não consigo ouvir a voz do engenheiro o que eu faço?

    fico no aguardo.

  5. Nilson,
    Eu jogo aqui o F1 do Ps3 e para te falar a verdade, durante a corrida é quase nulo vc escutar alguma coisas dos boxes, até pq o motor não deixa.Os poucos momentos em que escuto algo é quando cruzo a linha de chegada,talvez aconteça algo se vc forçar não entrar nos boxes quando é chamado para a troca de pneus,agora talvez não aconteça comigo e nem com vc pq não sei se é o seu caso,mas eu costumo usar o traçado,pois pelo traçado eu sei qndo tenho que ir para os boxes quem sabe vc tirando o mesmo, alguma coisa aconteça?

  6. o meu pc ou o jogo deve estar com algum problema por entro em kalker parte do jogo e ele naum volta a o menu anterior. kal botão ele volta ao menu anterior?

  7. Bom,pode ser mesmo problema do jogo,não sei nem como te ajudar pois eu tenho o F1 para PS3 lá para sair é o botão O

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: